México retira alerta sanitário pela gripe após 14 meses

Da Efe

No México

O governo mexicano anunciou hoje a retirada do alerta sanitário pela gripe suína após 14 meses, nos quais morreram no país 1.289 pessoas e foram registrados 72 mil casos, anunciou nesta terça-feira (29) em entrevista coletiva o secretário da Saúde, José Ángel Córdova Villalobos.

Esta decisão foi adotada na segunda-feira por unanimidade pelo conselho que avalia a epidemia após comprovar a evolução, a última vítima fatal foi em maio.

Em outubro de 2009, havia 216 pessoas hospitalizadas, em 25 de junho só 22. "A circulação do vírus é mínima", explicou Córdova.

O país não baixará guarda em termos epidemiológicos e conserva ainda 875 mil vacinas. Córdova cifrou o custo total da gripe o México em 4,5 bilhões de pesos (US$ 354 milhões) e afirmou que, graças aos acordos com laboratórios, economizou 1,8 bilhão de pesos (US$ 141 milhões) na compra de vacinas.

Em 11 de junho completou um ano desde a declaração de pandemia.

No mesmo dia, a OMS publicou um documento no qual mencionou, entre outras ações, que durante a propagação o vírus H1N1 mostrou padrões diferentes dos da gripe estacional, como "altos níveis de infecção durante o verão" em países do hemisfério norte.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos