Topo

Ingestão de álcool aumenta risco de câncer de mama em mulheres jovens

Em Washington

29/08/2013 09h39

Mulheres jovens que bebem álcool antes da primeira gravidez correm maior risco de desenvolver câncer de mama em comparação com aquelas que começaram a tomar bebidas alcoólicas após engravidar, revelou um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado nesta quarta-feira (28).

Estudos anteriores já tinham demonstrado que o consumo de bebidas alcoólicas no ano anterior poderia aumentar o risco de câncer de mama entre as mulheres.

Mas o vínculo entre o consumo de álcool durante o período compreendido entre a primeira menstruação e a primeira gravidez e o risco de desenvolver este tipo de câncer não tinha sido evidenciado até agora, revelaram os autores desta pesquisa, publicada na revista do Instituto Americano do Câncer.

Eles observaram que os tecidos mamários são particularmente sensíveis à carcinogênese durante este período da vida.

Os cientistas, entre eles o doutor Ying Liu, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington em Saint Louis (Missouri), analisaram dados médicos de 91.005 mães de 25 a 44 anos, sem antecedentes de câncer, que responderam a um questionário em 1989 sobre consumo de álcool e estilo de vida. Estas mulheres voltaram a ser consultadas em 2009.

Entre as participantes, 20,4% disseram nunca ter bebido álcool entre o momento de sua primeira menstruação e sua primeira gravidez, enquanto 3,8% relataram um consumo de moderado a elevado.

Os autores constataram 1.609 casos de câncer de mama e 970 casos de tumores benignos de mama durante os 20 anos de estudo.

Beber álcool entre a primeira menstruação e a primeira vez que uma mulher engravida traz um risco maior de desenvolver câncer de mama e tumores mamários benignos do que consumir álcool após a primeira gravidez.

O risco aumenta com a quantidade de álcool consumida neste período de vulnerabilidade maior, destacaram os cientistas, que também observaram que quanto maior o período compreendido entre a primeira menstruação e a primeira gravidez, maior o risco de se desenvolver câncer de mama.

Os cientistas constataram, enfim, que o fato de ingerir álcool após a primeira gravidez estaria vinculado a um risco muito maior de se desenvolver câncer de mama, mas não de tumores mamários benignos.