Topo

ONU e governo do Mali declaram país livre de Ebola

De Bamako

18/01/2015 21h58

O Mali foi declarado livre da epidemia de Ebola, depois de 42 dias seguidos sem registrar novos casos, anunciaram o ministro malinês da Saúde e o chefe da Missão das Nações Unidas para a Luta contra o Ebola nesse país (Unmeer, sigla em inglês).

"Após 42 dias de monitoramento sem casos confirmados (...) declaro esse dia (...) o fim da epidemia" relacionada ao vírus Ebola no Mali, declarou o ministro Ousmane Koné, em entrevista em Bamako, acompanhado do chefe da Unmeer-Mali, doutor Ibrahim Socé Fall.

Além disso, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de novos casos de ebola nos três países do oeste da África mais afetados está em "queda real" e constitui um "primeiro sinal otimista".

"Esta queda é real, mas não significa que o combate tenha terminado", declarou Tarik Jasarevic, porta-voz da agência da ONU em Genebra, na quinta-feira (15).

"Trata-se do primeiro sinal otimista e o resultado do trabalho que foi efetuado nos últimos meses", acrescentou.

Pelo menos 8.459 pessoas morreram por causa da epidemia de ebola no mundo, de 21.329 casos registrados, segundo o último balanço da OMS, publicado quarta-feira (14). Com exceção de 15 mortos, todas estas mortes se concentraram em Serra Leoa, Guiné e na Libéria.