Topo

Caso de gripe aviária H7N7 é confirmado no Reino Unido

12.jan.2015 - Galinhas são mantidas em gaiola pouco antes de serem sacrificadas no mercado de Hunan em Taipé, em Taiwan, para conter focos dos vírus de gripe aviária  - David Chang/ EFE
12.jan.2015 - Galinhas são mantidas em gaiola pouco antes de serem sacrificadas no mercado de Hunan em Taipé, em Taiwan, para conter focos dos vírus de gripe aviária Imagem: David Chang/ EFE

13/07/2015 10h14

Um caso de gripe aviária da cepa H7N7, "altamente patogênica" para as aves, foi confirmado em uma granja do noroeste do Reino Unido, mas o risco para a saúde pública é "muito pequeno", anunciaram as autoridades sanitárias britânicas.

"O Serviço de Saúde Pública da Inglaterra confirmou que o risco em termos de saúde pública para esta cepa é muito pequeno", disse Nigel Gibbens, veterinário chefe do ministério britânico do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra).

"A agência de proteção alimentar declarou que não há nenhum risco para os consumidores em termos de segurança alimentar", completou.

Uma zona de restrição de 10 quilômetros, com a proibição de deslocamento de qualquer animal, foi implantada ao redor da granja de frangos, próxima da cidade de Preston, em Lancashire.