Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: EUA registram 1.330 mortes em 24 horas, diz levantamento

Estados Unidos, atualmente, são o epicentro da pandemia do novo coronavírus - Getty Images
Estados Unidos, atualmente, são o epicentro da pandemia do novo coronavírus Imagem: Getty Images

Washington (EUA)

26/04/2020 22h19

Os Estados Unidos registraram 1.330 novas mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo cifras divulgadas na noite de hoje pela Universidade Johns Hopkins.

O país tem um número total de óbitos de 54.841, com 964.937 infecções confirmadas, segundo contagem feita pela universidade, sediada em Baltimore.

Os Estados Unidos são de longe o país mais duramente afetado pela pandemia global, tanto em termos de infecções confirmadas quanto de mortes.

Ontem, o presidente americano, Donald Trump, declarou em um tuíte que seus 'briefings' diários sobre o novo coronavírus não valem seu tempo dois dias após provocar comoção ao sugerir que pacientes com covid-19 deveriam ter desinfetante injetado no organismo para combater a doença.

O anúncio parece confirmar informações publicadas pela imprensa de que Trump estaria considerando suspender os 'briefings', que dominam o noticiário na TV americana às vezes por mais de duas horas, manifestando frustração com as perguntas sobre sua estratégia para lidar com a pandemia.

"Qual o propósito de manter Coletivas na Casa Branca quando a 'Lamestream Media' (termo pejorativo com o qual conservadores como Trump se referem à grande imprensa) só faz perguntas hostis e depois se recusa a informar a verdade ou os fatos de forma precisa", escreveu Trump.

Ontem também, o chefe do Executivo mudou novamente o tom e negou hoje ter dito que a pandemia do coronavírus era uma farsa.

Segundo Trump, o que ele afirmou anteriormente é que os integrantes do partido dos Democratas, junto com a imprensa, são uma enganação e espalham mentiras.

"Eu nunca disse que a pandemia era uma farsa! Quem diria uma coisa dessas? Eu disse que os Democratas, juntamente com seus parceiros da grande mídia, são uma farsa. Eles se envergonharam, mesmo admitindo que estavam errados, mas continuam a espalhar a mentira!", disse Trump.

Trump entrou em contradição com suas declarações anteriores, quando o chefe do Executivo não deu o devido valor à covid-19. Em fevereiro, ele minimizou a crise, quando afirmou que o vírus "simplesmente desapareceria" uma hora. Já em 9 de março, ele escreveu no Twitter:

"No ano passado, 37.000 americanos morreram da gripe comum. Tem uma média entre 27.000 e 70.000 por ano. Nada fica fechado, a vida e a economia continuam. Neste momento, existem 546 casos confirmados de coronavírus, com 22 mortes. Pense nisso!".