Topo

Esse conteúdo é antigo

França tem até 500 focos ativos de covid-19, mas governo descarta 2ª onda

Homem usando máscara passa por uma placa que informa sobre uso obrigatório do acessório em loja em Lille, na França  - Denis Charlet/AFP
Homem usando máscara passa por uma placa que informa sobre uso obrigatório do acessório em loja em Lille, na França Imagem: Denis Charlet/AFP

Em Paris

20/07/2020 07h43

O ministro francês da Saúde, Olivier Véran, disse hoje que entre 400 e 500 focos ativos da covid-19 estão registrados no país, mas descartou a chegada iminente de uma segunda onda.

"Observamos que há sinais preocupantes de um ressurgimento da epidemia", disse Véran à rádio Franceinfo, citando "entre 400 e 500 focos ativos de coronavírus", particularmente na metade norte do país.

Ele ressaltou, porém, que, "no momento", a França está "muito longe de uma segunda onda".

Para controlar a propagação da epidemia, a França ampliou hoje o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos fechados, sob pena de aplicar uma multa de 135 euros (cerca de R$ 833).

Usar uma máscara facial descartável, ou de tecido, já era obrigatório em transportes públicos, cinemas, salas de espetáculos e museus desde 11 de maio. Agora, os franceses também terão de usá-la em shopping centers, administrações e bancos.

"Salvar vidas, proteger os mais vulneráveis, reduzir a circulação do vírus: a saúde de todos depende da nossa cidadania", tuitou o primeiro-ministro Jean Castex ontem.

A França iniciou um processo gradual de suspensão das restrições em meados de maio, após quase dois meses de confinamento da população. No total, 30.152 pessoas morreram na França, vítimas do novo coronavírus, desde 1º de março.