Topo

Esse conteúdo é antigo

Agência Europeia: dose de reforço é 'segura e eficaz' três meses após última injeção

Responsável lembrou que ainda "é muito cedo para dizer se a composição das vacinas precisa ser alterada" para combater a ômicron - iStock
Responsável lembrou que ainda "é muito cedo para dizer se a composição das vacinas precisa ser alterada" para combater a ômicron Imagem: iStock

Em Haia

09/12/2021 13h36Atualizada em 09/12/2021 13h38

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) declarou hoje que as doses de reforço da vacina contra a covid-19 podem ser administradas de forma "segura e eficaz" apenas três meses após a última injeção.

"Embora a recomendação até agora seja administrar as doses de reforço preferencialmente seis meses depois, os dados disponíveis atualmente permitem apoiar a administração segura e eficaz de uma dose de reforço três meses após o primeira esquema completo de vacinação", afirmou Marco Cavaleri, responsável de estratégia de vacinação da EMA.

Isso é possível quando "um intervalo tão curto seja desejável do ponto de vista da saúde pública", acrescentou Cavaleri.

Ele também lembrou que ainda "é muito cedo para dizer se a composição das vacinas precisa ser alterada" para combater a variante ômicron.

No entanto, como também explicou a EMA, os sintomas provocados pela ômicron nos casos detectados na União Europeia "parecem ser leves em sua maioria".