Topo

Jovem que decidiu morrer em 1º de novembro realiza seu último desejo

Aos 29 anos, a americana Brittany Maynard decidiu dar fim à própria vida após descobrir câncer cerebral - BBC Brasil
Aos 29 anos, a americana Brittany Maynard decidiu dar fim à própria vida após descobrir câncer cerebral Imagem: BBC Brasil

30/10/2014 22h02

Sofrendo com um câncer terminal, a americana Brittany Maynard, de 29 anos, decidiu que colocaria fim à sua vida neste sábado (1º de novembro).

Ela também havia decidido que antes de morrer completaria uma lista de coisas que sonhava em fazer.

E completou o último item de sua lista há poucos dias. Acompanhada de seus pais e seu marido, Brittany visitou o Grand Cânion.

"Tive a oportunidade de desfrutar meu tempo com as coisas que mais amo na vida: minha família e a natureza", afirmou a jovem em seu blog.

A experiência, no entanto, não foi totalmente positiva porque, como ela disse, "é impossível esquecer do meu câncer".

"As fortes dores na cabeça e no meu pescoço estão sempre por perto. E, infelizmente, tive a pior convulsão até agora. Fiquei sem falar por tempo, até retomar a consciência."

Sonho

No mesmo texto, a americana diz que seu sonho é que todos que sofrem de doenças terminais possam morrer da maneira que desejarem.

A história de Brittany vem tendo uma grande repercussão nos Estados Unidos, onde ganhou fôlego o debate sobre a eutanásia.

A jovem e seu marido se mudaram da Califórnia para o Estado do Oregon - um entre cinco Estados americanos onde o suicídio com assistência de médicos é permitido.

Após se estabelecer como residente no local, ela teve de provar que tem menos de seis meses de vida.

Agora, a paciente possui uma receita médica para as drogas que usará para morrer.