Topo

O mistério das crianças de crescimento atrofiado em Madagascar

Regiões com alto índice de desnutrição crônica também são boas produtoras de comida - Getty Images
Regiões com alto índice de desnutrição crônica também são boas produtoras de comida Imagem: Getty Images

18/10/2015 18h57

Um vilarejo na ilha de Madagascar, na África, vive um mistério: algumas de suas crianças têm registrado crescimento e peso bem inferior às da mesma faixa etária. Isso em uma região com abundância de comida.

Em Antsirabe, na região central do país, duas crianças estão em um posto de saúde para exames de rotina. Ambas têm três anos, mas Jiana e Rova apresentam diferenças chocantes. Rova é bem mais baixa e tem apenas 60% de Jiana. Aparenta muito mais fragilidade.

A equipe médica suspeita que Rova esteja sofrendo de má nutrição crônica. Assim como muitas nações em desenvolvimento, Madagascar enfrenta este problema. Quase metade das crianças de menos de cinco anos é afetada.

Paradoxo

No entanto, a região central apresenta um paradoxo particular. Com solo fértil, produz comida em abundância. Seus indicadores sociais não estão entre os piores do país e a infraestrutura de saúde é relativamente boa.

Ainda assim, a área, que inclui a capital Antananarivo, tem algumas das mais altas taxas de má nutrição crônica do país. Um mistério que Simeon Nanama, diretor de nutrição do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Madagascar, tenta urgentemente solucionar.

"Estamos tentando compreender a situação. Em algumas das áreas, 60% das crianças são afetadas".

A má nutrição crônica é diferente de sua forma aguda, determinada pela falta severa de comida. Crianças sofrendo de má nutrição aguda são bem magras e às vezes têm abdomens e membros inchados.

Já os sintomas externos da má nutrição crônica não são tão fáceis de detectar. E este tipo de má nutrição é causado principalmente pela falta de nutrientes essenciais. Crianças que sofrem dela são, obviamente, mais magras e baixas que outras da mesma idade. Mas podem parecer "saudáveis".

A longo prazo, a má nutrição crônica tem efeitos no desenvolvimento cerebral das crianças.

Miora Randriamamonjy, mãe de Jiana, que tem crescimento normal, sabe que crianças que sofrem de má nutrição crônica não terão bom desempenho acadêmico e serão menos produtivas como adultos, mesmo se suas condições de vida melhorarem.

Seus olhos se enchem de lágrimas quando ela relata seu sentimento de impotência diante da situação. Ela diz só ter condições de tomar conta dos próprios filhos.

"Fico triste por não poder fazer nada. Elas são apenas crianças."

Simeon Nanama quer entender melhor o fenômeno, como forma de saber como e onde alocar recursos. No momento, porém, ele diz que é preciso continuar investigando.

Há uma série de teorias sobre os fatores por trás das altas taxas de má nutrição crônica. Elas variam do tipo de comida preparado pelas famílias ao fato de que boa parte da produção agrícola da região central é levada para Antananarivo. Outra teoria é a de que muitas pessoas lavram terras que não lhe pertencem, sobrando poucos recursos para viverem.

Se essas são as razões pelas quais algumas crianças são menores que outras, resolver o problema não será algo tão simples.