Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: imagens da Nasa mostram queda da poluição na China em meio ao surto

Imagens de satélite mostram poluição na China antes e depois do surto de coronavírus - NASA
Imagens de satélite mostram poluição na China antes e depois do surto de coronavírus Imagem: NASA

01/03/2020 15h50

A agência espacial identificou que o declínio nos níveis de poluição do ar coincidia com as restrições impostas às atividades de transporte e negócios, e com a quarentena imposta a milhões de pessoas.

Imagens de satélite mostraram um declínio dramático nos níveis de poluição sobre a China, o que é "pelo menos em parte" causado por uma desaceleração econômica provocada pelo coronavírus, segundo a agência espacial americana Nasa.

Os mapas da Nasa mostram níveis decrescentes de dióxido de nitrogênio este ano.

Isso ocorre em meio a um declínio recorde na atividade industrial da China, uma vez que as fábricas interrompem suas atividades numa tentativa de conter o coronavírus.

A China registrou quase 80 mil casos do vírus desde o início do surto.

nasa - NASA - NASA
Imagem divulgada pela Nasa mostra como os níveis de poluição caíram em Wuhan este ano em relação ao mesmo período de 2019
Imagem: NASA
Ele se espalhou para mais de 50 países, mas a grande maioria das infecções e mortes ocorre na China, onde o vírus surgiu no final do ano passado.

Os cientistas da Nasa disseram que a redução nos níveis de dióxido de nitrogênio ? um gás nocivo emitido por veículos automotores e instalações industriais ? ocorreu primeiramente perto da cidade de Wuhan, onde o vírus apareceu, e depois se espalhou pelo país.

A Nasa comparou imagens dos dois primeiros meses de 2019 com o mesmo período deste ano.

A agência espacial observou que o declínio nos níveis de poluição do ar coincidia com as restrições impostas às atividades de transporte e negócios, e quando milhões de pessoas entraram em quarentena.

"É a primeira vez que vejo uma queda tão dramática em uma área tão ampla causada por um evento específico", disse Fei Liu, pesquisador de qualidade do ar do Centro de Voo Espacial Goddard da Nasa, em um comunicado.

Ela acrescentou que havia observado um declínio nos níveis de dióxido de nitrogênio durante a recessão econômica em 2008, mas disse que tinha sido algo mais gradual.

A Nasa observou que as celebrações do Ano Novo Lunar da China, no final de janeiro e início de fevereiro, também registraram reduções nos níveis de poluição no passado. Mas disse que eles normalmente aumentam quando as comemorações terminam.

"Este ano, a taxa de redução é mais significativa do que nos últimos anos e durou mais", disse Liu.

"Não estou surpreso porque muitas cidades em todo o país adotaram medidas para minimizar a disseminação do vírus".