Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: quantos casos e mortes por covid-19 há em sua cidade?

BBC
Imagem: BBC

Da BBC News Brasil

29/04/2020 17h09

Buscador interativo permite consultar dados oficiais de todos os municípios afetados pelo vírus até o momento no Brasil.

No final do mês de abril, o Brasil ultrapassou a marca de 70 mil casos confirmados e de 5 mil mortes por covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Há óbitos confirmados em todos os Estados do país.

De acordo com os dados oficiais, mais de 2 mil municípios já foram atingidos pelo vírus, e mais de 600 já têm óbitos.

Os dados municipais não têm sido divulgados pelo Ministério da Saúde, apenas pelas secretarias estaduais, e dão uma ideia de como o vírus se espalha pelo país.

No entanto, a subnotificação, tanto de casos quanto de mortes, tem sido um problema em todas as regiões, segundo autoridades locais e profissionais e de saúde.

Em capitais como Manaus, a prefeitura reconhece que o alto número de sepultamentos por causa indeterminada ou por complicações respiratórias pode estar relacionado ao coronavírus, apesar de não estar entrando nas estatísticas oficiais — por problemas como falta de testes e mortes ocorridas em domicílio, sem atendimento médico.

Casos no Mundo

O mapa acima, produzido pela BBC e atualizado automaticamente duas vezes por dia, mostra que o vírus já se dissemina mais rapidamente fora da China, o país onde surgiram os primeiros casos.

A chegada da pandemia aos países da América Latina, incluindo o Brasil provocou a adoção de uma série de medidas de distanciamento social e fechamento de fronteiras, para tentar evitar o colapso dos sistemas de saúde locais. Alguns países da região, no entanto, já enfrentam situações difíceis.