Topo

Cientistas espanhóis e latinos buscam fármacos contra tumores em microalgas

Salamanca (Espanha)

12/12/2012 16h45

Cientistas da Espanha, Portugal e América Latina buscam conseguir fabricar fármacos contra tumores cancerígenos a partir de produtos naturais como as microalgas, disse Anastasio Pandiella, subdiretor do Centro de Pesquisa do Câncer de Salamanca, na Espanha.

Em entrevista durante o simpósio "Fronteiras da Ciência", organizado pela Universidade de Salamanca e a Fapesp (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de São Paulo), Pandiella explicou que o projeto - conjunto do centro e de pesquisadores da Costa Rica, do Brasil, do Chile, do Peru e do Panamá - trata de identificar novas biomoléculas para lutar contra o câncer.

Pandiella também destacou a colaboração com cientistas do Brasil, já que se trata de um país "em plena ebulição", por isso que oferece "perspectivas de desenvolvimento" no campo científico.

O trabalho de cientistas de países da região ibero-americana não deseja "competir com os Estados Unidos", mas "somar" na pesquisa sobre o câncer. O avanço na luta contra o câncer só será efetivo se forem somados esforços de todos os pesquisadores, por isso que "é preciso buscar alternativas em todos os lugares".