Topo

Apesar de endêmica, dengue está controlada no Paraguai, diz governo

De Assunção

07/04/2014 17h46

O governo do Paraguai declarou nesta segunda-feira (7) que a dengue está controlada no país, mas reconheceu que a doença continua a ser considerada endêmica, onde este ano foram detectados em média 300 casos por semana, diminuição muito significativa em relação aos seis mil pacientes de 2003.

"Não dizemos que não há dengue, mas podemos afirmar que está controlada", afirmou a vice-ministra de Saúde, Teresa Barán.

Ela acrescentou que a queda da média mensal de casos febris foi possível graças à Estratégia de Gestão Integrada, um plano de prevenção apoiado pelos governos dos estados, autoridades municipais e comissões de vizinhos.

A vice-ministra pediu que a população evite a proliferação do mosquito da dengue identificando os recipientes e depósitos que podem abrigar o Aedes aegypti, como jarras, garrafas, vasos, pneus e entulhos.

A dengue é endêmica no Paraguai há 14 anos e desde então casos são registrados todos os meses.

Abril é tradicionalmente quando a doença chega ao pico no Paraguai por causa da combinação de calor e chuva, condições ideais de reprodução do mosquito que transmite o vírus.

Este ano Paraguai uma pessoa morreu em decorrência da doença. Ano passado foram 248 vítimas.