Topo

Sobe para 31 o número de vítimas do ebola na República Democrática do Congo

02/09/2014 10h17

Kinshasa, 8 jul (EFE).- O número de vítimas do vírus ebola na República Democrática do Congo (RDC) chegou a 31, de 51 casos registrados, informou nesta terça-feira (2) o ministro congolês da Saúde, Félix Kabange.

As vítimas deste surto, diferente do que já deixou mais de 1.550 mortos na África Ocidental, se concentram exclusivamente na província de Equador, no noroeste do país.

Entre os dias 28 de julho e 18 de agosto, foram contabilizadas 24 pessoas suspeitas de ter contraído o vírus na RDC, das quais 13 morreram.

"Atualmente, temos 31 mortes confirmadas", afirmou o ministro congolês em entrevista coletiva, na qual também indicou 51 possíveis casos de contágio, enquanto 185 pessoas permanecem em observação após terem mantido contato com doentes.

"Devemos manter todos sob vigilância, já que a doença pode demorar 21 dias para se manifestar", lembrou o ministro da Saúde, ao assegurar que a epidemia segue restrita ao departamento de Djera, na província de Equador.

O surto de ebola na RDC, sem "vínculo direto" com a epidemia que castiga a África Ocidental, foi controlado graças às medidas de contingência iniciadas pelo governo do país, acostumado a lidar com a doença.

Segundo as pesquisas, a origem deste surto é uma mulher grávida que limpou e cozinhou um animal selvagem caçado pelo seu marido na floresta e que, aparentemente, estava infectado pelo vírus do ebola.

Este é o sétimo surto de ebola registrado na RDC desde que o vírus foi descoberto em 1976, precisamente neste país, nas proximidades do Rio Ebola.

No entanto, essa é a primeira vez que o vírus aparece na África Ocidental, sendo o surto mais mortal da história com pelo menos 1.552 mortes registradas, segundo os últimos dados oferecidos pela OMS.