Topo

Ministério da Saúde afirma que 95% dos pacientes aprovam o "Mais Médicos"

No Rio de Janeiro

04/09/2014 18h13

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (4) pelo Ministério da Saúde informou que 95% dos usuários estão satisfeitos com o programa "Mais Médicos", que gerou a contratação de 14.462 profissionais.

De acordo com o órgão, o programa, que completou um ano de implantação nesta semana, atende 50 milhões de pessoas em 3.785 municípios e 34 distritos indígenas. A pesquisa mostra que para 86% dos beneficiados a qualidade do atendimento médico "melhorou muito" desde a chegada dos novos profissionais.

Conforme a pesquisa, quase todos os quatro mil entrevistados em 200 municípios entre 4 de junho e 6 de julho pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deram nota superior a oito (de máximo dez) aos médicos contratados, incluindo os cubanos. Já 84% dos pacientes disseram estar satisfeitos com à duração das consultas e 80% deles garantiram estar satisfeitos com o acompanhamento recebem.

O aspecto mais positivo para esses entrevistados é o aumento no número de consultas (58%), a presença de médicos todos os dias nos postos de saúde (33%) e o bom atendimento oferecido pelos profissionais contratados (37%). Quanto aos médicos, dos quais 11.456 são cubanos, 96% dos pacientes os qualificaram como competentes.

"O programa 'Mais Médicos' efetivamente está garantindo mais acesso, qualidade e mais humanização no atendimento. E essa pesquisa confirma que aqueles que usam o programa 'Mais Médicos', na periferia de grandes cidades, no interior do país, na Floresta Amazônica, no sertão nordestino, estão muito satisfeitos com o médico", afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, na entrevista em que apresentou o balanço.

O ministro anunciou que, para garantir a continuidade do programa em um futuro, o governo autorizou a abertura de cursos de medicina em 39 pequenas cidades a fim de que os médicos do interior possam se formar em suas regiões de origem e permaneçam nelas. O governo oferecerá incentivos às universidades que abram seus cursos de medicina nestas regiões.

A alta satisfação dos beneficiados do "Mais Médicos" contrasta com o enorme insatisfação dos brasileiros em geral com os serviços de saúde do país constatada em uma pesquisa divulgada no mês passado pelo Conselho Federal de Medicina. De acordo com o estudo, 93% dos brasileiros estão insatisfeitos com os serviços de saúde, sejam públicos ou privados, especialmente pelas filas de espera em hospitais e consultórios e a má administração dos recursos destinados ao setor