Topo

Cúpula do Clima reúne governantes na ONU para discutir emissões de poluentes

23/09/2014 08h33

A Cúpula do Clima reúne nesta terça-feira (23) mais de uma centena de governantes de todo o mundo convocados pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para acelerar a tomada de decisões que permitam reduzir as emissões poluentes, em Nova York, nos Estados Unidos.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o rei da Espanha, Felipe VI, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o presidente da Bolívia, Evo Morales, figuram entre os muitos líderes que tomarão a palavra neste encontro.

A expectativa é que Obama apresente o plano para reduzir em 30% antes de 2030 as emissões de carbono das centrais elétricas dos Estados Unidos, um dos países que produz mais gases do efeito estufa.

Na cúpula, que se desenvolverá na sede da ONU, participarão também líderes empresariais, especialistas e representantes de organizações sociais.

O ator americano Leonardo DiCaprio, designado Mensageiro da Paz da ONU com ênfase na mudança climática, também foi convidado a participar da cúpula.

Em paralelo se multiplicarão as reuniões bilaterais na sede das Nações Unidas e nos hotéis próximos onde já se encontram a maioria dos governantes que discursarão a partir da quarta-feira nos debates da Assembleia Geral da ONU.

Os conflitos internacionais também motivam várias reuniões dos líderes mundiais: Ucrânia, a ameaça do jihadismo radical na Síria e no Iraque, Gaza, Líbia e a expansão da epidemia de ebola aparecem como temas destacados.