Topo

Relatório aponta que médico retirou olho errado de bebê com câncer no México

Bebê mexicano tem 14 meses  - Reprodução Plumas Atómicas
Bebê mexicano tem 14 meses Imagem: Reprodução Plumas Atómicas

03/07/2015 19h56

Um relatório divulgado nesta sexta-feira (3) aponta que o médico responsável pelo caso de um bebê de 14 meses com câncer no México retirou o olho errado da criança durante uma intervenção cirúrgica para extirpar um tumor, assinalaram fontes oficiais.

"Os estudos indicam que o olho retirado estava são", disse à emissora "Imagen Radio" o chefe das Unidades Médicas de Alta Especialidade do Instituto Mexicano do Seguro Social (IMSS), Jaime Zaldívar.

As declarações contradizem a versão divulgada inicialmente pelo IMSS do estado de Sonora, no norte do México, onde a cirurgia ocorreu. Segundo a investigação preliminar, a criança teria "câncer congênito avançado que afetava ambos os olhos".

No início da semana, Fernando Valdés, pai do menino Fernando Jonathan Valdés, explicou que os médicos detectaram um tumor no olho esquerdo de seu filho quando ele tinha oito meses. Ele foi submetido então à quimioterapia no IMSS de Sonora.

Por não ter havido avanços com o tratamento, o bebê passou em 26 de junho a uma intervenção cirúrgica, na qual o médico retirou seu olho direito, onde teria detectado um "tumor mais perigoso" do que o que tinha no esquerdo.

Valdés detalhou que o médico chamou sua esposa três vezes à sala de cirurgia para dar versões diferentes sobre a situação de seu filho. Na terceira vez, avisou que tinha retirado o olho direito, o que provocou os questionamentos da mãe da criança por causa do equívoco.

"O médico deverá enfrentar um processo penal", disse Zaldívar, acrescentando que a criança ainda precisará retirar o outro olho, algo que "não só compromete a visão, mas a vida do menino".

No entanto, a mãe do bebê, Marlene Ayala, disse hoje à "Imagen Radio" que a família está considerando mais opções de tratamento. Além disso, revelou que o IMSS não tinha entregado os resultados do relatório que confirmava a negligência médica.

"O IMSS ofereceu uma desculpa, mas com uma desculpa não vão conseguir devolver a visão ao meu filho", desabafou.

Os pais de Fernando já apresentaram uma denúncia contra o oftalmologista que o operou. O médico foi suspenso.

A Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) do México anunciou na última quarta-feira a abertura de uma investigação sobre o caso e enviou uma equipe a Sonora para "entrar em contato com os pais" e ouvidor de Saúde estadual, que iniciou um expediente de queixa.