Topo

Leucemia responde por até 45% dos casos de câncer em crianças

De São Paulo

04/05/2007 09h24

A leucemia, câncer que afeta a produção de glóbulos brancos, é responsável pelo maior índice de casos em crianças em 17 cidades brasileiras, respondendo por um porcentual que varia de 15% a 45% de todos os tumores pediátricos, dependendo da origem do paciente. Em seguida, vêm os linfomas (de 5% a 25%) e os tumores do sistema nervoso central (de 5% a 22%).

Esses resultados estão em uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), publicada na Revista Brasileira de Cancerologia. O estudo, realizado para mapear a incidência dos três tumores pediátricos mais comuns em crianças dessas cidades, usou dados do Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP). Engloba 15 capitais brasileiras, como São Paulo, Goiânia e Natal, além do Distrito Federal e Campinas (único município do interior). Os porcentuais de tumores pediátricos em relação ao total de casos de câncer variam de 1,34%, em Goiânia, a 3,85% em Salvador.

A leucemia apresentou maior incidência em meninos, com proporção variando entre 1,11 e 3,19 casos por 100 mil habitantes. Entre as meninas, esse número varia de 0,33 a 1,84 por 100 mil. As maiores incidências foram registradas em Natal (meninos) e São Paulo (meninas). A leucemia afetou mais o grupo de crianças de 1 a 4 anos. Para a chefe do Serviço de Pediatria do Inca, Sima Ferman, a pesquisa é importante pois o País é carente em dados sobre o câncer pediátrico. "O estudo é fundamental para conhecer e tomar as medidas necessárias para o combate da doença", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

AE