Topo

Policia do PR inaugura museu para orientar sobre drogas

Evandro Fadel, de Curitiba

04/05/2007 14h29

A Divisão de Narcóticos (Dinarc), da Polícia Civil do Paraná, inaugurou hoje um museu educativo, com o objetivo de prevenir crianças e adultos sobre os males do consumo de drogas lícitas e ilícitas. O museu, que fica no centro de Curitiba, tem no acervo medicamentos psicotrópicos, amostras de drogas, materiais utilizados para o consumo de entorpecentes, além de fetos de mães que abortaram por uso de drogas. "Tudo tem um caráter pedagógico", afirmou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.


No local, os visitantes serão acompanhados por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais, comandada pela policial e psicóloga Cristina Venâncio. "Às vezes os pais encontram objetos em casa e não sabem do que se trata. Aqui serão dadas orientações sobre como abordar o tema de forma correta com os filhos", salientou.


Segundo ela, o museu ficará aberto a toda a comunidade. Eventos direcionados a alunos, sobretudo a partir do ensino médio, devem ser programados. "É o lado humano da polícia, uma polícia que investiga, mas se preocupa igualmente em prevenir e amparar", disse o delegado-chefe da Divisão de Narcóticos, Osmar Dechiche.