Topo

Ministro da Saúde crítica posição da Igreja sobre aborto

De São Paulo e Campinas

09/05/2007 05h54

Às vésperas da visita do papa, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, não poupou menções pouco elogiosas à Igreja. Ontem pela manhã, ele afirmou que o aborto era um assunto que deveria ser tratado com delicadeza, o que não vinha sendo feito pela Igreja. "Foram feitas declarações agressivas até distantes do que Jesus ensinou."


À tarde, o ministro afirmou que representantes da Igreja não serão convidados para participar de um encontro, promovido pela sua pasta em conjunto com a Secretaria Especial de Direito das Mulheres, para debater as falhas do Programa de Planejamento Familiar brasileiro. "Será um encontro técnico", justificou Temporão.


O arcebispo de Belém, d. Orani Tempesta, e os bispos d. Itamar Vian (Feira de Santana, BA) e d. Angélico Bernardino (Blumenau, SC) criticaram Temporão, em entrevista coletiva na 45ª Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. "Gostaria que o ministro da Saúde estivesse a serviço da vida, e não da morte", disse d. Angélico. "A gente prefere ficar com a Palavra de Deus, que diz não matarás", completou d. Itamar. As informações são de O Estado de S.Paulo.