Topo

Floresta emite 17% de gás-estufa

de São Paulo

11/05/2007 01h45

A terceira parte do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), divulgada há uma semana em Bangcoc (Tailândia), apontou o setor de florestas como o responsável por 17,4% das emissões de gases de efeito estufa. Segundo o relatório, o setor emite por ano 8,5 bilhões de toneladas de CO2 equivalente (ou quanto todos os tipos de gás-estufa correspondem juntos à quantidade de CO2), atrás apenas de geração de energia e indústrias.

De acordo com o painel, o levantamento mostra a necessidade de implementar técnicas responsáveis de manejo da terra, combinadas ao reflorestamento e ao combate irrestrito ao desmatamento. Também foi aconselhada a criação de incentivos para manter a floresta em pé, questão reforçada agora pelo artigo publicado na revista Science.

O número do IPCC, no entanto, que serviu de base para o texto, tem sido alvo de críticas. Para Luiz Gylvan Meira Filho, do Instituto de Estudos Avançados da USP, essas emissões estão superestimadas em 100%. Pelas suas contas, o carbono liberado pelo desmatamento representa no máximo 9% do total. Ou seja, um corte de 50% do desmatamento responderia por no máximo 4,5% das necessidades de redução das emissões globais. As informações são de O Estado de S.Paulo.