Topo

Gelo e calor marcam Dia do Meio Ambiente em 2007

05/06/2007 10h57

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Comemoração nasceu em 1972 para marcar a Conferência de Estocolmo - a 1ª conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre ambiente já realizada. A cada ano, um tema é escolhido para marcar a data. Em 2007, o debate girará em torno da água que não é interessante para humanidade: a do gelo derretido pelo aquecimento global. Com isso, a ONU une dois assuntos quentes de 2007: mudanças climáticas e o Ano Polar Internacional.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
AFP/Ahmad Zamroni
Estudante distribui mudas de plantas a motoristas em Jacarta, na Indonésia, um dos países mais vulneráveis ao impacto provocado pelas mudanças climáticas, de acordo com relatório divulgado pela ONU
CRESCE PREOCUPAÇÃO NO BRASIL
APELO DA OMS
GRUPO DE DISCUSSÃO
Conforme o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) indicou em seu último relatório, lançado neste primeiro semestre, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo serão afetadas pela diminuição da cobertura de neve e gelo no planeta. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que centraliza os eventos em torno da data, afirma que 40% da população mundial pode ser afetada.

O tema escolhido para este ano não fala diretamente aos brasileiros - ainda que, indiretamente, as regiões costeiras possam ser afetadas pelo Atlântico mais alto e o derretimento do gelo nos pólos tenha conseqüências para o clima global. Isso não significa que a data passará em brancas nuvens no País. Uma série de eventos, provindos das iniciativas privada e pública, foi marcada. A intenção é comemorar a data, mas também conscientizar a população sobre seu papel na conservação da natureza e na busca de um estilo de vida menos danoso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE