Topo

Ar seco aumenta risco de conjuntivite em São Paulo

De São Paulo

14/06/2007 11h04

Basta o tempo ficar seco e o risco de ter conjuntivite aumenta. A baixa umidade relativa do ar, que ontem, em todas as regiões da capital paulista, ficou inferior aos 30% - limite mínimo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde para não provocar danos à saúde -, facilita o surgimento da doença. De janeiro até agora, a prefeitura de São Paulo registrou 104 surtos isolados da doença e, segundo os especialistas, os cuidados precisam ser redobrados nesta época em que falta chuva e sobra poluição.

Para os olhos não sofrerem tanto, a dica dos especialistas é lavar muito as mãos e o rosto - com água mineral, se possível - e não compartilhar toalhas, lenços e maquiagem, além de trocar as fronhas dos travesseiros todo dia e evitar lenços de pano.

"O ressecamento da mucosa dos olhos, além da ardência, favorece o alojamento de vírus e bactérias causadores da conjuntivite", afirma a oftalmologista do Centro de Controle de Doenças da Prefeitura, Wong Ching Wai. "Por enquanto, o número de casos está dentro da normalidade. Só é preciso ter atenção, já que o contágio ocorre de maneira rápida." Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nem todos os casos de conjuntivite são notificados. As informações são do Jornal da Tarde

AE