Topo

Software melhora diagnóstico para câncer de mama

De Araçatuba

26/06/2007 23h35

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos desenvolveram um sistema que permite obter em tempo real um diagnóstico mais preciso dos primeiros sinais do câncer de mama e evitar a realização de biópsias, desnecessárias em 80% dos casos.

O sistema é o CAD.Net, protótipo do primeiro software nacional, acessado gratuitamente pela internet, para processamento de imagens mamográficas. Ele detecta e classifica as estruturas possivelmente ligadas aos tumores malignos ou benignos. A classificação ainda não é possível em nenhum equipamento comercializado no mundo. Já a detecção pode ser feita por mamografias ou por meio de programas importados, que custam em torno de US$ 150 mil e são poucos no País.

"Com o CAD.Net, é possível identificar sinais da doença que nem sempre são percebidos pela avaliação médica manual ou pela mamografia", explica a engenheira elétrica Michele Fulvia Ângelo, autora da tese de doutorado que originou o protótipo na Escola de Engenharia Elétrica de São Carlos (EESC).