Topo

PS do Hospital Tiradentes será aberto hoje

01/08/2007 10h55

São Paulo - A falta de equipamentos e de pessoal pode comprometer a qualidade do atendimento no Hospital Tiradentes, cujo Pronto-Socorro (PS) será aberto ao público hoje com previsão para atender 800 pessoas por dia. A avaliação é de funcionários do lugar. "Na minha opinião, o Pronto-Socorro não tem equipamentos suficientes para funcionar agora", disse uma funcionária ao sair do hospital ontem. Outro disse que ouviu um 'burburinho' sobre a inauguração ser hoje. "Falta pessoal para trabalhar e nós nem fomos avisados", afirmou.

Entregue há um mês, o hospital vinha funcionando parcialmente - só setor de internação -, e atendia apenas pacientes transferidos de outros locais da rede municipal.

Por ocasião da inauguração, muitos moradores tentaram ser atendidos mas encontraram as portas do hospital fechadas. O desapontamento foi substituído agora pela desconfiança. Para a desempregada Jenice dos Santos, 58 anos, "depois da festinha de entrega, os pacientes vão ser tratados com descaso". Jenice mora em Cidade Tiradentes há 15 anos. Como os outros 300 mil habitantes do bairro, ela espera ver o hospital em funcionamento desde 2003, quando ele começou a ser erguido pela então prefeita Marta Suplicy (PT).

O PS do Hospital atenderá emergências nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e ortopedia. Na terceira fase de abertura, até dezembro, serão abertos mais leitos de internação. Hoje existem 31 leitos para adultos e 15 pediátricos. O prédio será gerenciado pelo Hospital Santa Marcelina, em Itaquera. As informações são do Jornal da Tarde

AE