Topo

HC testa exercícios para pacientes com doenças auto-imunes

06/08/2007 10h13

São Paulo - Contrariando a idéia de que pessoas com doenças auto-imunes, como lúpus e esclerodermia - que afetam a pele além de órgãos como pulmão e o sistema imunológico - precisam mesmo é de repouso, o serviço de reumatologia do Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo, decidiu testar os efeitos da prática de exercícios físicos na evolução de pacientes que apresentam também comprometimento reumatológico.

O trabalho começou há dois anos e surpreendeu as coordenadoras do estudo ao apresentar resultados positivos, como a melhora da condição clínica dos pacientes, sem qualquer tipo de efeito colateral.

Agora, o hospital se prepara para abrir ao público um centro de condicionamento físico especialmente direcionado para minimizar os efeitos dessas doenças. Batizado de Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (Lacre), o espaço, dentro do Instituto Central do HC, em nada lembra o ambiente de um hospital. Sob a supervisão da reumatologista e médica do esporte Fernanda Rodrigues Lima, os pacientes farão exercícios físicos em aparelhos de musculação e esteiras ergométricas como em uma academia normal.

Além de afetarem os sistemas renal, cardiovascular e pulmonar, freqüentemente as doenças auto-imunes provocam o comprometimento das articulações. Esse quadro pode causar a diminuição da força muscular e afetar a postura e locomoção dos pacientes. Outro problema é o efeito colateral que os medicamentos, como os corticóides, usados no controle dessas doenças podem causar. Durante o tratamento do lúpus, por exemplo, uma das conseqüências pode ser a osteoporose causada pelo uso da droga. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

AE