Topo

Governo de SP distribuirá remédio para doença pulmonar

da Agência Estado, em São Paulo

09/08/2007 10h54

Cerca de 1 milhão de pacientes portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o nome atual de uma patologia que associa enfisema pulmonar e bronquite crônica, vão começar a receber gratuitamente medicamentos no Estado de São Paulo. Por um acordo assinado entre o Ministério Público e o governo, a Secretaria de Saúde terá pela primeira vez um protocolo clínico de atendimento e distribuição de remédios. Além disso, os locais de entrega deverão ser publicados e distribuídos para os pacientes.

Apesar de ser a quinta causa de morte no país (no mundo, é a sexta) e provocar 230 mil internações todos os anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, ainda não há em nenhum Estado uma política pública para quem sofre do problema. Pesquisa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia mostra que a doença afeta 15% dos brasileiros - na faixa etária acima dos 60 anos, a porcentagem sobe para 25%.

"Diversos países do mundo têm tratamentos disponíveis para a doença, já existe um consenso médico em torno do tema, mas até então os pacientes aqui não eram tratados. Chegavam nos estágios avançados da doença e eram internados", afirma o promotor Reynaldo Mapelli Júnior, do Grupo de Atuação Especial da Saúde Pública e do Consumidor (Gaesp).

O acordo com a Secretaria de Saúde foi feito após a Justiça conceder uma tutela antecipada, que obrigava o Estado a fornecer os medicamentos. O inquérito foi aberto pelo Ministério Público no fim de 2005. "A partir daí começamos a cobrar a entrega e, depois de reuniões e discussões, veio o acordo", diz o promotor. Participaram das discussões sociedades médicas especializadas na área. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE