Topo

São Paulo recruta homens para estudo inédito sobre HPV

Paulo R. Zulino, de São Paulo

17/08/2007 10h45

A Secretaria Estadual da Saúde, por intermédio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, abrirá na próxima segunda-feira, dia 20, o 'recrutamento' de 600 homens saudáveis, moradores na Grande São Paulo, com idade entre 18 e 44 anos, para pesquisa sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV). Trata-se de um projeto inédito no mundo, que inclui, além de São Paulo, os Estados Unidos e o México. Ao todo, serão pesquisados três mil homens ao longo de quatro anos.

O estudo, coordenado pelo CRT e pelo Instituto Ludwig, tem o objetivo de conhecer melhor o vírus e seus meios de atuação. A proposta é contribuir para o avanço do conhecimento sobre a infecção e doenças dela decorrentes, possibilitando o desenvolvimento de programas eficientes de prevenção e redução dos tumores associados ao HPV, tanto em homens quanto em mulheres. Com o resultado da pesquisa, será possível conhecer melhor o comportamento do vírus e, assim, criar estratégias de prevenção da doença.

Os selecionados não devem ter contraído verrugas ou câncer na região genital ou anal. Também precisarão comparecer em consultas médicas semestrais. Os voluntários serão submetidos a consultas clínicas, exame físico e análise laboratorial para HPV, coleta de sangue para análises de anticorpos contra HPV e teste de DSTs. Eles preencherão questionários para determinar fatores de risco sociais e comportamentais associados à infecção pelo HPV.

Os interessados em participar podem obter informações adicionais pelo telefone (11) 5549-1967 ou pelos e-mails estudohim@crt.saude.sp.gov.br ou estudohpv@ludwig.org.br.

O HPV é um vírus que pode ser transmitido por meio de relação sexual com pessoa infectada. Ele é comum em homens e mulheres. Existem vários tipos de HPV. Alguns tipos podem causar as verrugas conhecidas popularmente como 'crista de galo'. Outros podem provocar tumores no colo do útero ou câncer em mulheres.

Paulo R. Zulino