Topo

Descoberto sítio arqueológico na Serra do Mar em SP

Da Agência Estado<br>Em São Sebastião

24/09/2007 11h29

A cerca de 200 metros acima do nível do mar, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, pesquisadores localizaram uma área que, somada ao sítio existente, pode vir a ser um dos maiores achados arqueológicos em extensão do País, com 1,2 quilômetro quadrado. No local, foi identificado um complexo de senzalas e estradas originais que davam acesso a essas construções.

O material encontrado data do final do século 18 e início do século 19. "A nova área descoberta impressiona pelo tamanho e pelas técnicas de construção", avalia o arqueólogo Wagner Bornal, do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Sebastião e doutorando do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP).

A descoberta foi feita há seis meses, mas divulgada apenas na última semana. Situada no bairro São Francisco, a área é uma extensão continuada do Sítio Arqueológico de São Sebastião, descoberto em 1991. Nos últimos seis meses, pesquisadores fizeram um minucioso mapeamento e identificação das construções e objetos do local, que faz fronteira com o Parque Estadual da Serra do Mar.

Em toda a área, há vestígios de cursos d"água, pontes, resquícios de cerâmica, telhas, fornos e muitos alicerces de construções, que impressionam pela técnica usada. As pedras eram apenas encaixadas entre si, sem necessidade de nenhum material como argamassa para fixá-las umas às outras. O trecho mede aproximadamente 5,5 mil metros quadrados, mas, somado à área total do sítio arqueológico, chega a 1,2 quilômetro quadrado, segundo Bornal.

O material está intacto e será catalogado, identificado e enviado ao laboratório da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, que já tem mais de 100 mil peças do sítio arqueológico descoberto em 1991. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo