Topo

Bauru-SP testa sistema informatizado antidengue

08/11/2007 10h16

Bauru - A Secretaria da Saúde de Bauru (SP) está recorrendo à eletrônica e à informática para combater a dengue. Um sistema composto por 1.400 armadilhas será instalado em pontos estratégicos para detectar a infestação da fêmea do Aedes aegypt, transmissor da doença. Trata-se de um recipiente plástico com um sensor conhecido como "mosquitrap", impregnado do feromônio (substância para atração sexual) da espécie. As iscas guardam os dados sobre o número de insetos e o período em que foram capturados.

Diariamente, técnicos recolherão as informações, transmitindo-as para um computador com software de geoprocessamento que, em poucos minutos, emitirá o diagnóstico.

Apoiado pelo sistema, o controle do mosquito será mais eficiente que o método atual, de visitas domiciliares, em que a eficiência é baixa, principalmente em áreas de pequena infestação, e o resultado dos exames só sai em 15 dias. "Vamos conseguir ter as informações e começar o combate antes do ciclo de reprodução se completar", diz Flávio Tadeu Salvador, chefe da Divisão de Vigilância Sanitária.

O secretário municipal da Saúde, Mário Ramos, disse que o engajamento da comunidade continua sendo o principal fator de sucesso ou fracasso. "Pouco adiantará aumentar nossa eficiência se a população não fizer sua parte; se o povo não ajudar, não tem caça que resolva." Em 2006 foram registrados 54 casos de dengue em Bauru. Em 2007, foram 1.327. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

AE

AE