Topo

Técnica recupera sensibilidade em amputados, revela estudo

27/11/2007 10h20

São Paulo - Um estudo publicado ontem pela revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA (PNAS) pode dar nova esperança a pessoas que tiveram um membro amputado. Pesquisadores do Instituto de Reabilitação de Chicago e dos departamentos de Fisioterapia e Ciência de Movimentos Humanos e de Engenharia Biomédica da Universidade de Northwestern conseguiram devolver a sensação de toque a dois pacientes que tiveram o braço amputado após reconectar na região peitoral nervos do braço e da mão perdidos. Os resultados permitiriam, eventualmente, que os amputados voltem a sentir ao tocar um objeto com suas próteses.

Na pesquisa, dois pacientes - um homem de 54 anos que perdeu os dois braços e uma mulher de 24 anos que perdeu o braço esquerdo - foram submetidos à técnica chamada de targeted reinnervation (na tradução literal, reinervação focada), que consiste na implantação dos nervos dos membros amputados em músculos peitorais. Isso permite que os nervos sensoriais reinervem a pele da área.

No estudo, quando o local foi tocado, os pacientes relataram ter a sensação de que suas mãos amputadas estavam sendo tocadas. Os dois pacientes também responderam a estímulos elétricos e ao contato com diferentes temperaturas.

"Hoje, o que mais incomoda as pessoas que sofreram algum tipo de amputação é a perda de sensibilidade. As próteses não devolvem a sensação de toque, portanto, elas precisam olhar o que estão fazendo", afirmou André Pedrinelli, médico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas.

Pedrinelli, no entanto, fez questão de ressaltar que o estudo acompanhou apenas dois pacientes e ainda é difícil prever sua aplicabilidade. Sobre os avanços da área no Brasil, o médico afirmou que as pesquisas não estão tão desenvolvidas, pois os pesquisadores não têm acesso à tecnologia necessária para esse tipo de estudo. AS informações são do jornal O Estado de S. Paulo

AE

AE