Topo

SP vai monitorar 10 mil corações para estudo internacional

04/12/2007 12h50

São Paulo - A Secretaria Estadual da Saúde vai acompanhar os hábitos e modo de vida de 10 mil pessoas para determinar os fatores desencadeantes de doenças cardiovasculares, derrames e câncer. O trabalho, que está sendo realizado por intermédio do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, unidade estadual, integra estudo internacional que está sendo efetuado em 20 países, com 120 mil pessoas. Chamado de P.U.R.E. (Prospective Urban and Rural Epidemiological Study), a pesquisa irá monitorar, até 2015, pessoas sadias entre 35 e 70 anos de idade.

Em São Paulo, serão acompanhados sete mil moradores da área urbana e outros três mil da zona rural, que passarão por exames periódicos e avaliação médica. Um dos objetivos é comparar os resultados obtidos nas duas populações.

O trabalho começou com os moradores da Vila Mariana, na zona sul da capital paulista, e no município de Angatuba, na região de Sorocaba, interior paulista. Em janeiro de 2008, os profissionais do Dante Pazzanese também irão passar a acompanhar moradores da zona leste. Cerca de 2,9 mil pessoas já estão sendo monitoradas.

"Esse estudo científico será fundamental para auxiliar, no futuro, a controlar e evitar as doenças do coração e o câncer. São Paulo está representando o Brasil nesse trabalho, que tem especial importância para a saúde pública mundial", afirma o diretor do Dante Pazzanese, Leopoldo Piegas.

Moradores da Vila Mariana interessados em participar do estudo podem entrar em contato com o hospital pelo telefone (11) 5085-6204, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia fica na Avenida Doutor Dante Pazzanese, 500, zona sul de São Paulo.

Paulo R. Zulino