Topo

Fundação Zerbini fica no Incor-DF mais 3 meses

Da Agência Estado<br>Em São Paulo

06/12/2007 10h17

Para evitar que o Instituto do Coração do Distrito Federal (Incor-DF) feche, a Fundação Zerbini, de São Paulo, aceitou manter-se na administração do hospital até o dia 31 de março, três meses depois da data prevista. A Zerbini continuaria à frente do Incor-DF só até o próximo dia 28, segundo um acordo firmado em junho com o governo do Distrito Federal.

A Fundação Zerbini deixaria a unidade brasiliense para dedicar-se apenas à administração do Incor-SP. Essa havia sido uma das exigências impostas pelo governo de São Paulo para socorrer a Zerbini de sua mais grave crise - as dívidas se aproximavam dos R$ 245 milhões. O governo assumiu parte dos débitos, mas condicionou o auxílio a um rígido ajuste financeiro que incluiu o fim de investimentos em Brasília.

Temendo que o Incor-DF fechasse, o Ministério da Saúde se comprometeu com uma solução. Até o momento, porém, não encontrou uma instituição que substitua a Zerbini. Já há candidatos - uma universidade privada do Distrito Federal e outra do Paraná -, mas nenhum acordo fechado.

Com os três meses extras, o ministério ganha tempo para encontrar um substituto e o governo do Distrito Federal mantém aberto um importante hospital que atende pelo sistema público de saúde. Inaugurado em 2004, o Incor-DF recebe moradores de Brasília, das cidades satélites e dos municípios vizinhos de Goiás e Minas. É, na região, o único hospital credenciado para realizar transplantes de coração e fígado.

No fim de semana passado, a Zerbini anunciou que daria início ao processo de aviso prévio dos funcionários, encerraria os contratos com fornecedores e transferiria os pacientes internados para outros hospitais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

AE