Topo

Alunos de 1ª série farão exames de vista e audição em SP

21/12/2007 10h06

São Paulo - A partir de fevereiro, 170 mil alunos de 1ª série das escolas estaduais da Grande São Paulo farão exames de audição e visão. Essa iniciativa faz parte do programa de Acuidade Visual e Auditiva que será lançado pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina e Secretaria Estadual de Saúde.

O orçamento de R$ 4 milhões para a realização da primeira etapa do programa foi aprovado no início da semana pela secretária estadual de Educação Maria Helena Guimarães de Castro, que pretende expandir a iniciativa para todas as escolas estaduais do interior em 2009. "Enviaremos médicos às escolas com intuito de examinar os alunos e fazer os encaminhamentos necessários para resolver os problemas de visão e audição que podem impactar de forma negativa o aprendizado das crianças."

A pasta ainda avalia com a Fundação Faculdade de Medicina e a Secretaria Estadual de Saúde a possibilidade da entrega - quando necessário - de óculos e aparelhos auditivos para as crianças após o diagnóstico, mas garante que todos os alunos participantes do programa terão seus problemas resolvidos. "Vamos começar com as primeiras séries, mas depois vamos expandir para as demais."

Em fevereiro, o programa Aprendendo com Saúde, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ampliará seu atendimento para 30 mil alunos da rede municipal por mês e terá dentistas em sua equipe médica. O programa, lançado oficialmente em setembro, consiste na visita de médicos - um pediatra, um enfermeiro, três auxiliares de enfermagem e dois auxiliares administrativos - às escolas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

AE

AE