Topo

Ministério previne turistas sobre febre amarela

Da Agência Estado<br>Em São Paulo

08/01/2008 20h49

O Ministério do Turismo enviará comunicado a todos os escritórios brasileiros da pasta no exterior para reforçar a recomendação de que os viajantes sejam vacinados contra a febre amarela antes de virem ao país, especialmente nas regiões onde há o maior risco de incidência de casos da doença.

O ministério lembra que a vacina deve ser tomada com dez dias de antecedência à chegada, "conforme recomendação do Ministério da Saúde". O comunicado será distribuído ainda a todas as entidades que operam venda de viagens ao Brasil e ao Conselho Nacional de Turismo para reforçar as recomendações da pasta da Saúde.

Aos que vierem sem ter sido imunizados, o Ministério do Turismo indica que tomem a vacina em postos de saúde ou da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instalados nos aeroportos. A pasta comandada pela ministra Marta Suplicy se unirá com a da Saúde, chefiada pelo ministro José Gomes Temporão, para elaborar, em conjunto, folders de esclarecimento a serem distribuídos aos turistas estrangeiros e também aos brasileiros em locais de maior movimento deste público, como aeroportos e estações rodoviárias.

O Ministério do Turismo afirma ainda que a maior parte do litoral brasileiro, principal destino de turistas no verão, está "livre da febre amarela". E conclui: "Essa faixa, segundo o Ministério da Saúde, vai do litoral do Rio Grande do Sul até o litoral do Piauí, salvo parte do litoral do Espírito Santo e do sul da Bahia, onde é baixo o risco de ocorrência da enfermidade."

Pedro Henrique França