Topo

SP terá campanha de vacinação contra rubéola

08/01/2008 09h55

São Paulo - No mês de agosto, será realizada uma megacampanha de vacinação contra a rubéola para 14,2 milhões de pessoas entre 20 e 39 anos de idade no Estado de São Paulo, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde. A vacinação terá como foco principal os homens, que atualmente respondem por cerca de 60% dos casos da doença em São Paulo. A medida faz parte de um pacto assinado pelos países da Organização Pan-Americana da Saúde, que tem por objetivo eliminar a rubéola do continente americano até 2010. A imunização será gratuita.

A vacinação contra rubéola faz parte do calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), e é indicada, atualmente, para crianças com um ano de idade e reforço entre 4 e 6 anos. Nascidos a partir de 1960 que não receberam a vacina ou não tiverem comprovação na carteira de vacinação também podem procurar um posto de saúde em qualquer data do ano. Normalmente a rubéola é uma doença benigna, mas quando ocorre durante a gestação pode causar a Síndrome da Rubéola Congênita, podendo comprometer o desenvolvimento do feto e causar abortamento espontâneo, morte fetal e malformações congênitas.

A rubéola é transmitida por contato direto com indivíduos infectados por meio das gotículas de secreções da nasofaringe. As pessoas infectadas podem transmitir a doença cerca de 5 dias antes ou até 5 a 7 dias após o aparecimento do exantema (manchas vermelhas na pele). Os principais sintomas são febre baixa, manchas no corpo, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse.