Topo

Em SP, 60,3% dos fumantes consomem 40 cigarros por dia

Da Agência Estado<br>Em São Paulo

13/02/2008 12h55

Pesquisa revela que 60,3% dos fumantes na cidade de São Paulo consomem pelo menos quarenta cigarros por dia, ou seja, dois maços inteiros ou mais. O levantamento foi realizado pela Secretaria Estadual da Saúde com 582 pessoas, em ações de orientação e prevenção promovidas por intermédio do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão da pasta, na região central da cidade em 2007.

Segundo a pesquisa, quem consome dois maços ou mais por dia é considerado fumante pesado. Já quem fuma até um maço de cigarros por dia representou 22,5% do total. Os fumantes leves, que consomem menos de um maço por dia, somam 14,2% dos avaliados pela secretaria. Os demais 3% de fumantes não conseguiram ou desistiram de realizar o teste.

Os resultados do estudo foram feitos a partir da aplicação de uma espécie de "bafômetro do cigarro", um aparelho que mede a concentração do monóxido de carbono no organismo da pessoa. O resultado apresentado no display do equipamento é comparado às escalas numéricas de um gabarito, que identifica se o paciente é fumante pesado, fumante ou fumante leve.

"Não existem níveis seguros para o consumo de cigarros ou de qualquer derivado do tabaco. Porém, quem fuma dois mais maços por dia ou mais corre mais riscos de enfarte, derrame, enfisema pulmonar e câncer", afirmou a diretora do Cratod, Luizemir Lago.

O levantamento mostra ainda que homens e mulheres com idade entre 45 e 49 anos são os maiores interessados em abandonar o vício. As pessoas nessa faixa etária representaram 16,91% dos avaliados que têm interesse em parar de fumar. Entre os fumantes com idade entre 20 e 24 anos, a intenção de parar de fumar foi de apenas 7,90%.

Segundo a diretora do Cratod, as pessoas mais velhas têm mais interesse em parar de fumar que os jovens porque, na meia idade, o fumante começa a sentir os efeitos do tabaco no organismo. "O fumante acima dos 45 anos passa a ter maior evidência de problemas respiratórios e cardíacos. O consumo de tabaco começa a afetar tarefas corriqueiras do dia-a-dia do fumante", falou Luizemir. Todos os considerados fumantes pesados foram encaminhados para serviços de saúde especializados em dependentes químicos, para tratamento gratuito.

Paulo R. Zulino