Topo

Criança que veio do Japão para transplante passa bem após cirurgia

28/02/2008 12h06

São Paulo - Felipe Watanabe da Silva, que veio do Japão para ser submetido a um transplante de coração, passa bem após cirurgia realizada na noite de ontem, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo. O menino de dois anos encontra-se na UTI pós-operatória do Incor, onde permanecerá em recuperação por tempo indeterminado. De acordo com a equipe médica, seu quadro clínico evolui de forma satisfatória nas primeiras horas do transplante, que terminou na madrugada de hoje. O paciente permanece sedado, com necessidade de auxílio respiratório, e recebe tratamento contra rejeição do órgão transplantado.

No Japão, Felipe, que é filho de brasileiros, foi diagnosticado com quadro de miocardiopatia dilatada - patologia em que o coração não tem força de contração suficiente para distribuir adequadamente o sangue para o organismo - e ficou durante nove meses internado na UTI do Jichi Children's Medical Center. No país não são permitidas doações de órgãos de pessoas com morte encefálica menores de 15 anos. Indicado à fila de espera de doação de órgãos no Incor, sua família começou uma campanha na comunidade brasileira no Japão e no Itamaraty para conseguir fundos necessários para trazê-lo ao Brasil.

O menino esperava pelo transplante no Incor desde o dia 4 de fevereiro. O coração transplantado, doado por uma criança do interior de São Paulo, chegou ao Incor às 21h30 de ontem, trazido pelo helicóptero Pelicano da Polícia Civil. A cirurgia foi conduzida pelo Prof. Dr. Miguel Barbero Marcial, chefe da equipe cirúrgica de transplante infantil do hospital, e teve duração de quatro horas.