Topo

Parasitologista assume presidência da Fundação Zerbini

04/03/2008 09h30

São Paulo - Diretor-executivo do Instituto do Coração (Incor) há cinco anos e diretor-presidente da Fundação Zerbini desde março de 2007, o infectologista David Uip afastou-se oficialmente dos cargos ontem. Hoje, o médico parasitologista Erney Felicio Plessmann de Camargo assume a presidência da fundação. Camargo, de 72 anos, é ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ocupou também os cargos de pró-reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e de diretor do Instituto Butantã. O novo diretor do Incor ainda não foi definido.

Uip deixa o Incor e a Zerbini em situação financeira mais equilibrada depois da crise que atingiu o hospital em 2005. Após a construção do Incor no Distrito Federal, a instituição passou a acumular dívidas crescentes com bancos e fornecedores. Em março de 2007, diante do risco de o Incor ter suas atividades comprometidas, o governo paulista aceitou assumir parte da dívida que a fundação tem com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para o médico, a reestruturação da gestão e o fortalecimento dos órgãos colegiados da instituição foram as principais conquistas. 'O principal avanço não são apenas os resultados financeiros, mas a forma como as coisas são conduzidas. Por exemplo, o conselho curador do Incor mudou: eram três pessoas, agora são sete', diz Uip.

Antes de sair, no entanto, o médico instaurou comissões preliminares para analisar as administrações no Incor e na Zerbini em sua gestão e nas gestões anteriores. 'Quero que minha gestão e as outras sejam avaliadas para deixar as coisas em total transparência', afirma o médico. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo