Topo

Ministério investiga caso de dengue em recém-nascido

Fabiana Cimieri<br>Do Rio

13/03/2008 19h17

O Ministério da Saúde investiga um caso de dengue de um bebê recém-nascido no Rio. A menina Ana Clara, que nasceu no Instituto Fernandes Figueira, na zona sul da cidade, começou a apresentar os sinais da doença no quinto dia de vida: febre e manchas amareladas pelo corpo. Uma das hipóteses é de que o vírus tenha sido transmitido pela placenta da mãe, antes do nascimento, ou na hora do parto. Os médicos também não descartam que o bebê tenha sido picado pelo mosquito no hospital. A criança recebeu alta ontem.

O virologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que analisa o caso, Herman Schatzmayr, acredita que o vírus pode ter sido transmitido pela mãe, embora esse tipo de contaminação seja raro. "A possibilidade existe, o vírus pode passar pela placenta, já foi demonstrado mais de uma vez. A outra hipótese, que a gente considera mais provável, é que a mãe teve dengue e passou o anticorpo para o filho, e esse anticorpo serviu de base para que a infecção que a criança teve, picada pelo mosquito, se transformasse em uma infecção mais grave", afirmou.

O caso de um outro bebê, nascido em Angra do Reis, no litoral sul do Rio, também está sendo investigado sob suspeita de dengue contraída antes do nascimento. A Secretaria Estadual de Saúde informou que está elaborando uma cartilha onde irá orientar os médicos sobre cuidados que devem ter com as grávidas. Segundo a secretaria, só este ano foram notificados 63 casos de dengue em mulheres grávidas.