Topo

Em SP, 15 pacientes voltam a enxergar a cada 24 horas

26/05/2008 10h00

São Paulo - A cada 24 horas, 15 pessoas em São Paulo passam a enxergar o mundo de uma forma diferente. É o número de pacientes que, todos os dias, conseguem um transplante de córnea. A média diária atual é cinco vezes maior do que a registrada há oito anos. Em 2000, apenas três pessoas eram beneficiadas por uma doação de tecido por dia.

O fato de cada vez mais pacientes deitarem na mesa de cirurgia - entre janeiro e maio deste ano foram 2.132 transplantes de córneas, frente aos 1.245 realizados em 2000 - já faz os especialistas não mais classificarem como 'ilusão de óptica' o fim da fila para esse tipo de operação. Contando no relógio, a espera na época das doações mais escassas era de 1,5 ano. Hoje, entre entrar na lista e receber o transplante, passam-se cerca de 120 dias.

"Se as doações continuarem nesse ritmo, em pouco tempo, teremos o esquema de data e hora marcada para o transplante de córnea", diz o coordenador da Central de Transplante de São Paulo, Luiz Augusto Pereira. A previsão é que, em 2010, o procedimento já possa ser agendado previamente.

"A agilidade na captação de córneas no Estado reflete em mais transplantes. Um cenário otimista para quem, no futuro, precisará da cirurgia", diz o especialista em transplante da Unifesp, Elcio Sato. Hoje, 1.700 no Estado aguardam por uma córnea - mil pacientes a menos do que no fim de 2007. As informações são do Jornal da Tarde

AE

AE