Topo

Velocidade de seio 'causa mais dor que balanço em exercícios'

30/05/2008 06h29

Um estudo conduzido por uma pesquisadora britânica apontou que a velocidade com a qual os seios se movimentam durante a prática de exercícios provoca mais dores do que o movimento em si. Joanna Scurr, da Universidade de Portsmouth, analisou mais de 100 mulheres enquanto corriam com sensores acoplados aos seios.

Ela mediu a distância atingida durante os movimentos das mamas e calculou a velocidade com a qual elas balançavam em todas as direções. Scurr concluiu que as mulheres sentiam mais dores ao acelerar e desacelerar o passo da corrida.

"Não é o movimento em si que importa, mas o quão rápido ele é", explicou a pesquisadora.

"Esta pesquisa pode trazer algumas repostas para milhares de mulheres que sofrem de dores nos seios relativas à prática de exercícios e pode ajudar no desenvolvimento de novos designs de sutiã", afirmou. Sutiã especialEm um de seus estudos anteriores, Joanna Scurr já havia revelado que sutiãs normais e alguns dos esportivos não são eficientes para evitar as dores causadas durante exercícios.

Segundo a pesquisadora, os sutiãs são projetados para reduzir o balanço dos seios para cima e para baixo, mas a pesquisa apontou que eles também se mexem de um lado para o outro e para dentro e fora.

Scurr agora pretende desenvolver um "tecido inteligente" que possa ser usado para fabricar sutiãs sob medida.