Topo

Mutirão no Ibirapuera terá detecção de doenças respiratórias

Da Agência Estado<br>Em São Paulo

04/06/2008 17h40

A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) vai realizar no domingo, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, um mutirão da saúde com exames gratuitos para detecção de doenças respiratórias. O esforço faz parte da 1ª Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre as Doenças Respiratórias, que a partir deste ano acontecerá sempre em junho, segundo estabelecido pela lei estadual 12.749, de novembro de 2007. Segundo a assessoria de imprensa da SPPT, as doenças respiratórias são líderes em internações hospitalares, e a tendência é que aumentem as ocorrências nos meses de inverno.

Além dos exames gratuitos, o mutirão terá também teste de avaliação de dependência a nicotina, vídeos educativos e entrega de material informativo. As atividades acontecerão entre 8h e 14h. Informações sobre o evento estão na página da internet da entidade (www.sppt.org.br) ou pelo telefone 0800 171618.

Em Campinas, interior paulista, a regional da SPPT fará amanhã palestra sobre tabagismo e doenças respiratórias. Segundo a assessoria da entidade, doenças relacionadas ao fumo, como câncer de pulmão e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), apresentam sintomas como tosse, catarro e falta de ar progressiva. A palestra apresentará técnicas usadas por profissionais de saúde para combater o tabagismo.

"A palestra é totalmente educativa, pois acreditamos que quanto mais as pessoas se conscientizam sobre o vício do tabagismo e a existência de fármacos e especialistas que são capazes de ajudá-los, mais facilmente poderão se livrar do cigarro", afirma Maria Camino, secretária da Regional Campinas da SPPT, por meio da assessoria da entidade. O evento em Campinas acontece amanhã a partir das 14h na Rua Delfino Cintra, 63, no centro da cidade.

AE