Escalda-pés, receita caseira que pode ajudar até na depressão

São Paulo - No vaivém do dia-a-dia, 650 músculos e 208 ossos entram em ação para que possamos nos locomover. Responsável por essa complexa engrenagem orgânica, os pés merecem cuidados especiais. Um dos procedimentos mais conhecidos de tratamento é o popular escalda-pés, aquela receitinha caseira nascida em um passado de poucos carros e longas distâncias para percorrer caminhando. Além de relaxar, para alguns especialistas, o procedimento ajuda até no tratamento contra depressão.

"O escalda-pés relaxa e restabelece o equilíbrio físico e emocional, tratamos até depressão com ele. Para cada problema, adicionamos um tipo de óleo essencial. Uma boa dica é colocar bolinhas de gude na água para massagear os pés", indica a terapeuta Mônada Xavier, especializada em Naturologia pela Anhembi Morumbi e proprietária do SPA Alecrim, em São Paulo. Em seu spa, Mônada conta que utiliza o escalda-pés até durante o serviço de tratamento de pedicure tradicional.

Além do bem-estar, as mulheres que passam muito tempo de salto alto devem utilizar o tratamento para ativar a circulação. "Colocar os pés em uma bacia com água quente com um pouco de sal e cânfora é um escalda-pés que se pode fazer em casa, desde que a pessoa observe a temperatura da água, que deve estar entre 36ºC e 40ºC", indica a especializada.

Na Keiko"s Prevenção e Saúde, a técnica ganhou um toque oriental. "Temos o SPA dos Pés, no qual acrescentamos à água sais das termas do Japão. São essências importadas de lá", diz a proprietária do local, Alice Keiko. "É importante que a água chegue até a canela e esteja quente. De 10 a 20 minutos é o suficiente. Ao esfriar, é preciso enxugar os pés e colocar meias", completa.

Circulação

A recomendação para se fazer o escalda-pés não é apenas para pessoas que caminham bastante, os sedentários também podem sentir seus benefícios. "Quem passa muito tempo sentado, inclusive no trânsito, também precisa ativar a circulação. O escalda-pés só é contra-indicado para grávidas, hipertensos e pessoas com câncer em metástase justamente por lidar com o fluxo sanguíneo", alerta Alice Keiko.

Para se livrar dos calos, Alice ensina acrescentar vinagre na água quente com sal grosso, além de amolecer a calosidade alivia a dor. Ela lembra que a técnica também funciona como assepsia (limpeza) de pés infectados por micoses. "Indico fazer o escalda-pés antes de aplicar a pomada indicada pelo médico. A região fica limpa e a circulação ativada favorece a ação do remédio."

Giuliana Reginatto

Giuliana Reginatto



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos