Topo

Estudo identifica técnica que 'reduz sintomas da gripe'

28/07/2008 07h13

Cientistas britânicos afirmam ter identificado um regulador do sistema imunológico cuja manipulação seria capaz de reduzir os sintomas da gripe. De acordo com o estudo, publicado na revista científica Nature Immunology, esses sintomas - perda de peso, febre e falta de ar - não são provocados pelo vírus da influenza em si, mas sim conseqüência de uma resposta exagerada do sistema imunológico ao vírus.

Essa resposta continua mesmo após o vírus ter sido eliminado do corpo, causando inflamações e obstrução das vias respiratórias, eles explicaram.

"O sistema imunológico é muito sofisticado e na maior parte do tempo faz um trabalho fantástico em combater a infecção. Mas também tem capacidade de causar danos quando reage de maneira exagerada", disse Tracy Hussell, principal autora da pesquisa. TratamentoA pesquisa, realizada no Imperial College, de Londres, se concentrou na ação do receptor protéico CD200R, que atua como uma espécie de regulador das células imunológicas do pulmão. Segundo o estudo, ao se ligar com a proteína CD200, o receptor é capaz de prevenir a reação exagerada do sistema imunológico e, desta forma, reduzir os sintomas da gripe.

Entretanto, o vírus influenza inibe a molécula CD200, sem a qual o receptor não consegue atuar para controlar a resposta imunológica, diz o estudo. Na pesquisa, os cientistas testaram uma molécula artificial e um anticorpo com ação similar à da proteína CD200, que atuariam como estimulantes do receptor CD200R.

Ratos infectados com o vírus da influenza e tratados com os estimulantes apresentaram menos perda de peso e reduzidas inflamações no tecido pulmonar.

Os cientistas observaram ainda que o vírus foi eliminado do corpo dos ratos dentro de sete dias, o que demonstraria que o tratamento não afeta a habilidade do sistema imunológico em combater o vírus.

TratamentoOs pesquisadores esperam que o estudo possa ajudar no desenvolvimento de um novo tratamento baseado no estímulo ao receptor CD200R, para bloquear a resposta imunológica quando o combate o vírus já não é mais necessário.

"Nossa pesquisa ainda está nos estágios iniciais, mas esses resultados sugerem que seria possível prevenir a reação exagerada do sistema imunológico e limitar os danos desnecessários que ele pode causar", explicou Hussell. Robert Snelgrove, que participou da pesquisa, lembra que apesar de a gripe ser apenas uma inconveniência para algumas pessoas, pode ser perigosa e até fatal para os mais jovens e idosos. "Esperamos que nossa pesquisa possa ajudar no desenvolvimento de tratamentos que possam combater os efeitos desse vírus que pode ser letal", afirmou. Os cientistas esperam ainda que a pesquisa possa ser usada em tratamentos de alergias e asma.