Topo

SP premiará unidades de saúde com programas ambientais

13/08/2008 16h47

São Paulo - Hospitais, ambulatórios, institutos, fundações e autarquias da rede estadual de saúde podem se inscrever para o prêmio Amigo do Meio Ambiente, que vai certificar as entidades que adotarem medidas de preservação ambiental. O selo verde para hospitais foi criado em março deste no e a divulgação dos vencedores do prêmio acontecerá em setembro.

De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, a certificação será oferecida anualmente às unidades que implantarem ações como educação ambiental para comunidade, plantio e reflorestamento do espaço do hospital e entorno, tratamento de efluentes, coleta seletiva de lixo e reciclagem.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto. Uma comissão irá avaliar os projetos e serão escolhidos os três melhores trabalhos, considerando a relação custo e benefício dos projetos, os resultados alcançados e a originalidade da ação. O regulamento detalhado está disponível no site da secretaria .

Atualmente, algumas unidades do Estado desenvolvem projetos neste sentido. Todas as ações já reciclaram cerca de 60 toneladas de papel, 5 milhões metros cúbicos de esgoto hospitalar, colocou fim a utilização de aparelhos com mercúrio férrico, plantou 15 mil mudas de árvores, implantou a coleta seletiva em diversos hospitais e passou a buscar uma mudança cultural além dos muros do hospital.

Fabiana Marchezi