Topo

Saúde realiza amanhã mobilização para reforçar vacina contra rubéola

29/08/2008 17h56

São Paulo - Cerca de 220 mil pessoas, entre voluntários e servidores da saúde participam neste fim de semana de uma mobilização na reta final da Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola no Brasil. A ação, com objetivo de potencializar a campanha, será em todos os Estados e municípios para estimular a população a tomar a vacina contra a doença.

A campanha segue até o dia 12 de setembro com o objetivo de vacinar 70 milhões de pessoas - 35,3 milhões de mulheres e 34,7 milhões de homens. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reforçou o chamado para população masculina. A mobilização permitirá o cumprimento da meta de eliminar a rubéola das Américas até 2010. Só no Brasil, a doença a doença provocou 8.684 casos em 2007 e outros 800 este ano.

Amanhã, uma solenidade reunirá representantes dos ministérios da Saúde do Brasil, da Argentina e do Paraguai na Casa do Imigrante de Foz do Iguaçu (PR), local que presta assistência à população nas áreas de saúde, jurídica e social. A ação integra a mobilização articulada pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas) para vacinar nas áreas de fronteiras. Na cerimônia, também estarão representados o governo do Paraná, prefeitura de Foz do Iguaçu e Opas.

De Foz do Iguaçu sairá uma carreata para Aduana, do lado argentina, onde será encerrada a solenidade que simboliza a parceria entre os países para eliminar a rubéola. Ao todo, 121 municípios brasileiros estão localizados ao longo dos 15.719 quilômetros de fronteira do Brasil com 10 países (Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa). Mais de três milhões de pessoas residem nessas cidades.

Do total de municípios localizados na fronteira, 66 intensificaram a vacinação das chamadas populações flutuantes - que estão em constante trânsito entre o Brasil e os países vizinhos. Um levantamento feito pelo governo brasileiro, com o apoio da Opas e parceria de países latino-americanos, apontou a necessidade de imunizar 136.827 pessoas nesses municípios. As informações são do Ministério da Saúde.

AE