Topo

AMB: 18% dos americanos com 55 anos ou mais têm disfunção vascular

26/09/2008 16h00

São Paulo - Cerca de 18% dos homens e mulheres com 55 anos ou mais têm disfunção vascular nos Estados Unidos. No Brasil, não há dados atualizados, segundo a Associação Médica Brasileira (AMB). A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV - RS) vai promover em outubro, em Porto Alegre (RS), o IX Encontro de Angiologia e Cirurgia Vascular do Cone Sul e o I CCA - Congresso Internacional de Cirurgia de Aorta presididos. Cerca de 300 inscritos participam de palestras, simpósios, debates e discussões de casos clínicos, segundo informações da AMB. Durante três dias, os profissionais vão abordar os recentes avanços no tratamento.

As patologias vasculares venosas mais comuns são varizes e tromboses. As mais graves são as doenças vasculares arteriais que se manifestam pela formação de placas de gordura como o ateroma, que limita a circulação nas pernas e dificulta o movimento. Para detecção de qualquer anormalidade, o angiologista ou cirurgião vascular deve ser procurado.

Os médicos advertem que há fatores de risco - hereditariedade, idade, por exemplo -, mas que as pessoas podem evitar as doenças vasculares. Para isso, é preciso adotar um estilo de vida mais saudável. Praticar exercícios físicos regularmente, não fumar, controlar a pressão arterial e ter uma boa alimentação são algumas das recomendações. Toda a programação do congresso pode ser conferida no site www.plenariumcongressos.com.br. As informações são da Associação Médica Brasileira (AMB).

AE