Topo

Especialista recomenda uso intensivo de cremes nos pés para o verão

30/10/2008 12h00

São Paulo - Dos sapatos fechados para as sandálias rasteiras ou de salto. A proximidade do verão expõe os pés da mesma forma que outras partes do corpo, além de pedir um cuidado extra para enfrentar temperaturas mais altas. A médica Karin Ferreira, do setor de Cosmeatria do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal Paulista, indica o uso intensivo de cremes nos pés para o verão. "Eles devem conter uréia, o que ajuda a remover a casca proveniente do engrossamento do calcanhar", ensina.

As dicas não param por aí, a modelo Silvana Mello Ramos, 44 anos, conta que também tem um ritual especial para receber a estação das sandálias. "Uma vez por semana deixo os pés de molho na água morna e passo açúcar com óleo de amêndoa. Ficam bem macios", garante.

Uma pele fininha no calcanhar tem seu charme estético, mas o espessamento da região não é mero capricho da natureza. "Trata-se de um meio de proteção para o calcanhar, é um sinal de que rachaduras podem surgir. Pessoas obesas e gestantes são as mais atingidas pelo problema por conta do excesso de peso sobre a região. Calçados sem apoio para o calcanhar também podem levar a rachaduras", explica Karin.

A médica diz que deve-se evitar tirar toda a cutícula para não expor demais o pé a infecções. "A cutícula é a proteção da unha", enfatiza. Para eliminar os pêlos com lâmina, uma esfoliação com açúcar e mel evita encravamentos. Segundo Karin, o ideal é descartar a lâmina após o primeiro uso. "A reutilização facilita a incidência de pêlos encravados", explica.

Para as adeptas da depilação com cera quente, o mestre em dermatologia pela Escola Paulista de Medicina, Adilson Costa recomenda cautela. "Não aceite cera reutilizada. O aquecimento caseiro não mata todos os microorganismos, pode haver transmissão de vírus, como os que causam verrugas", detalha.

Giuliana Reginatto