Topo

Pesquisadores dizem que açaí é antioxidante

30/10/2008 13h00

São Paulo - Pesquisadores da Universidade Texas A&M, que estudam o açaí brasileiro desde 2001, divulgaram dados que comprovam que os antioxidantes contidos no fruto são absorvidos pelo organismo humano. Os dados foram publicados em um artigo no Journal of Agricultural and Food Chemistry (Jornal de Agricultura e Alimentação).

O estudo envolveu 12 voluntários, que consumiram açaí em polpa e na forma de suco, esta última contendo metade da concentração de antocianinas - pigmentos que dão cor às frutas - do que a versão em polpa. Os dois alimentos foram comparados com sucos sem propriedades antioxidantes, usados como controle. Amostras do sangue e da urina dos participantes foram tomadas 12 e 24 horas após o consumo e analisadas.

Segundo os pesquisadores, tanto a polpa como o suco apresentaram absorção significativa de antioxidantes no sangue após terem sido consumidos. O mesmo grupo realiza pesquisas sobre os benefícios do açaí para a prevenção de doenças e sua ação contra células cancerosas.

Cecilia Nascimento